terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ecoponto: uma palestra interessante...na farmácia!


Amarelo, Azul, Verde e... o fígado.
Sim, o fígado. Aquele órgão esponjoso que padece de cirrose quando alguém se predispõe demasiado à "sangria" faz agora parte daquela fantástica prática publicitada pelas criancinhas na TV - a reciclagem.
Mas se o amarelo é para o plástico, o azul para o papel e o verde para o vidro, que raio recicla o fígado, perguntam vocês.
Uma resposta que eu, sem querer, fui ter numa farmácia. Sim, porque nas farmácias além de medicamentos agora estão a implementar as palestras com tema à escolha do freguês ou suscitado por alguma dúvida que o paciente aparente apresentar. São palestras normalmente "ministradas" pelo farmacêutico com mais anos de casa (diga-se, velho, chéché, quase na reforma).
Passo a explicar como participei desta fantástica palestra sobre o fígado. A minha (quase) sogra decidiu dar cabo da "pata" direita pelo que, no hospital, foi receitado um analgésico para que ninguém em casa tivesse que ficar acordado toda a noite com os "uivos" de dor. Eu, "nora" tão dedicada ofereço-me para ir à farmácia de serviço, comprometendo-me de raiz a perguntar se há interferência do dito cujo medicamento com o fígado - uma vez que a minha (quase) sogra detém um "nódulo" chamado angioma (algo que posteriormente me foi explicado também na palestra), neste órgão.
Um senhor de óculos e cabelo grisalho, que eu conheço como farmacêutico desde que me conheço a mim mesma, veio para me atender e aquando da minha pergunta sai com esta resposta tão sábia: "Minha menina, tudo faz mal ao fígado porque ele é o ecoponto do nosso organismo". Subitamente comecei a sentir-me mais culta, enquanto ele continuava a descarregar o seu conhecimento na minha pessoa: "Toda a porcaria passa no fígado. Dizem que o ben-u-ron não faz mal ao estômago mas ninguém diz que faz mal ao fígado."
Aprendi mais em 5 minutos do que em toda a minha vida de escola... O fígado recicla... Que coisa fantástica! Será que não tarda fazem um ecoponto em forma de fígado ao lado do amarelo, do azul e do verde que estão no fundo da minha rua? Um figadão... afinal também há o pilhão!
Espera lá... Será que depois da reciclagem podemos voltar a comer tudo o que ele recicla? Afinal também podemos usar o papel, o plástico e o vidro de novo, ou não?
É uma bela questão para a próxima palestra!

Espero ter contribuído para a vossa cultura anatómica, científica e cívica trazendo-vos esta minha pequena grande experiência... VIVA O FÍGADO!!! =P

0 comentários: